segunda-feira, 17 de março de 2014

Impressões: Olhos de Dragão - Coração de Fênix, da Márcia Albuq


Conheci esse livro por divulgação da autora no facebook e a sinopse me fisgou de primeira, provavelmente porque eu tenho uma tendência a me interessar por coisas da China antiga. Infelizmente o livro não alcançou a minha expectativa. Em ODCF conhecemos a vida de Shi, o imperador chinês, e sua personalidade um tanto melancólica. O livro é narrado em primeira pessoa, então vemos tudo pelos olhos de Shi, OU NÃO, pois às vezes o narrador se torna onisciente, o que causa certa estranheza na leitura. Um belo dia, esse imperador se apaixona por um dos seus soldados e a sua vida triste ganha cores, força e um propósito pessoal Essa guinada é o que leva toda a trama, fazendo com que esse soldado em especial receba várias honras e regalias por parte do imperador.


De repente o foco do livro muda de Shi para este soldado, Zheng, e a trama segue seu rumo com ele sendo o protagonista, mas novamente não existe um grande problema, o livro continua apenas contando o dia a dia de Zheng, que também se apaixona lá pelo meio do livro e a história vira um grande dramalhão mexicano (só que chinês). O final da história surpreende, mas só convence os leitores mais coniventes, de forma que o livro parece, do início ao fim, aquela história corriqueira que você ouve sua tia contar numa tarde qualquer sobre algum conhecido que você não dá muita importância.

Sobre a escrita, a autora pecou demais na construção frasal quanto à tempos verbais, ela mistura presente e passado constantemente nas cenas, o que, se não estiver incorreto, fica no mínimo mal estruturado. Mesmo assim, o maior erro é de longe a utilização das vírgulas; ausentes quando necessárias e presentes sem motivo, elas acabam com a vontade de ler o livro. Olhos de Dragão - Coração de Fênix, se corrigisse os erros gramaticais, ainda sim seria um livro mediano, uma pena para uma autora iniciante, que deveria se empenhar em trabalhar mais o seu texto antes de se lançar no mercado (mesmo o independente).

O que gostei:
-As descrições de cenário, ainda que vagas, conseguiram me convencer.
-O final, mesmo forçado, me surpreendeu.

O que não gostei:
-A revisão (praticamente inexistente).
-Falta de ritmo, ou até de uma trama mais convincente.
-Personagens unidimensionais (eu até gosto quando são assim) que mudam de atitude de uma hora para outra, sem qualquer explicação.

Considerações finais: O livro é fraco, e deixou aquela sensação de decepção e descrença , pois na amazon não faltou gente recomendando e dando 5 estrelas. Puro engodo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário