sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Impressões: Bukowskianos, de Murillo Magaroti


No embalo da leitura, vou quebrar minhas regras textuais e fazer a resenha ao estilo Bukowskiano. Nada de tópicos com pontos positivos ou negativos – fazer o quê? Gosto de listas, e você também, aposto! Em Bukowskianos, Murillo Magaroti oferece um verdadeiro trabalho de fã, e isso não é só evidenciado no título; segue a sinopse:


Bukowskianos traz 43 pequenos contos que falam principalmente de gente sem muito brio, bebidas, escritores e da complexidade em tudo na vida. São contos que passeiam pelo mundo da crônica e que fazem inúmeras referências à obra do escritor Charles Bukowski.

Não só a temática que se assemelha, a estruturação gramatical é constantemente voltada à quebra de regras, gerando um texto amorfo que preza a liberdade para o autor e do leitor. O que obtemos disso é uma leitura ágil, fácil e bastante coloquial, que muitas vezes consegue estapear o leitor no rosto e dizer ESTÁ VENDO? VOCÊ SE IDENTIFICOU COM ISSO, NÃO FOI, SEU VAGABUNDO?!

O estilo de Magaroti é claramente mais que inspirado, é uma simulação de Bukowski. Isso pode ser recebido de duas formas. A primeira é a falta de voz do autor, o que pode ofender os de coração mais romântico e artistas por natureza, ainda que não por profissão. A segunda – que deixo claro ser a minha visão – é que, ainda que mimética, a escrita é MUITO BOA; Bukowski era autêntico e escrevia bem, então é apenas normal confirmar o mesmo de Bukowskianos. Como já falei acima, o texto é muito bem trabalho tanto em temas quanto em estilo, vai ser muito difícil um fã do autor consagrado não gostar desta obra de Murillo.

Para não dizer que não vi nada de errado na minha leitura, achei que o pessimismo e a ebriedade das histórias sempre ficavam um pouco atrás da obscenidade, que era sim um traço marcante de Bukowski, mas ele não era só isso. Talvez seja só uma questão de dosagem.

No final das contas, Bukowskianos é um excelente trabalho, notável por ser o primeiro de Murillo Magaroti. Recomendo o livro a putas e vagabundos de todos os calibres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário