quinta-feira, 2 de julho de 2015

Abandonei: Guerra Justa, de Carlos Orsi


Só dando update rápido: Mais uma FC que eu abandono, tá foda continuar dando chance para este gênero.
Do pouco que li, comento: a linguagem é (muito) densa, e a escrita visivelmente bem trabalhada. O que parece que vai ser muito complexo e trabalhoso de acompanhar se transforma em uma narrativa totalmente plot driven após as primeiras páginas, dando agilidade à leitura. O que me afastou foi a inserção de muitas traquitanas tecnológicas a cada cena e, para ser sincero, também não curti a maneira que a crítica à religião foi feita. Com tanta coisa atual e relevante a se condenar nas instituições religiosas, o autor preferiu usar o clichê da entidade suprema de controle ditatorial que oprime a população mundial. Há também logo no começo uma descrição desastrosa da destruição de uma estrutura em que, em um parágrafo, o narrador descreve para o mesmo objeto uma fratura característica de material dúctil e frágil. Sim, é algo bem específico e eu poderia deixar passar, considerando como licença poética, mas como é uma ficção científica, preferi deixar meu dedo de engenheiro cutucar o erro. A leitura é fácil e descompromissada, e não era isso que eu estava procurando quando baixei o livro na amazon.



Nenhum comentário:

Postar um comentário